top of page
Buscar
  • Paraíso das Águas

Conheça os ODS praticados pelo Hotel Paraíso das Águas, em Bonito (MS)

Atualizado: 15 de ago. de 2023


Hospedagem desenvolve cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela Agenda 2030 da ONU


O município de Bonito, localizado em Mato Grosso do Sul, é um dos destinos ecológicos mais conhecidos no mundo, recebe turistas de diferentes países e já foi premiado por 16 vezes, como melhor destino ecológico do Brasil. É neste cenário dotado de fauna e flora exuberantes que se localiza o Hotel Paraíso das Águas, uma das hospedagens mais antigas e tradicionais da cidade.


A localização da empresa, no coração do centro comercial, contribui com a estadia das pessoas que vão pela primeira vez ao local. Entre os demais serviços de uma hospedagem de qualidade, estão: instalações confortáveis, café da manhã incluso, área de lazer com piscina e sauna e estacionamento privativo.


Mas, o que diferencia o Hotel Paraíso das Águas de outras empresas do ramo é o modelo de negócios, focado na prática de turismo sustentável. O processo começou há cerca de 3 anos e envolve a gestão, funcionários, fornecedores e hóspedes.


De acordo com a CEO da hospedagem, Silvia Schimdt, a transformação foi realizada em várias etapas, pois precisou ser compreendida por todos os envolvidos.


“Quando iniciamos nossa jornada não conhecíamos em detalhes as práticas sustentáveis do setor, mas no decorrer do tempo, percebemos que podemos e devemos compartilhar nossas experiências. A sustentabilidade não tem nada a ver com estar no campo ou com o tamanho da empresa. Do mesmo modo, as principais mudanças não requerem investimentos altos, pelo contrário, podem ser um fator que melhora a rentabilidade do negócio”, argumenta.


Imersão com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)


É importante destacar que ao estabelecer ações como: separação do lixo orgânico e reciclável, compostagem, utilização de energia solar, oportunidades de trabalho à comunidade local e educação ambiental dos hóspedes, o hotel Paraíso das Águas está alinhado com cinco, dos 17 objetivos firmados pela Agenda 2030, da ONU.


Na avaliação da empresária, algumas das tendências globais voltadas aos conceitos de sustentabilidade e estabelecidas para o turismo global já eram praticados na hospedagem, porém sem o devido planejamento. “Assim que tomamos conhecimento da metodologia necessária para conquistar a certificação Lixo Zero, iniciamos um projeto de sistematização das atividades diárias”, destaca.


Confira então, os ODS que são atendidas na gestão do Paraíso das Águas:


*ODS 5 - Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres: 80% DOS COLABORADORES SÃO MULHERES, todos os cargos de liderança da empresa são geridos por mulheres, a começar por Silvia que é a CEO e a filha, Ingrid na área de Marketing e Design. Outras funcionárias também colaboram com o gerenciamento, em departamentos como: Comercial, A&B, governança, administrativo e financeiro). Por meio de iniciativas que promovem a inclusão e a diversidade, a hospedagem cria um ambiente de trabalho justo e seguro, garantindo oportunidades iguais para todos.


*ODS 6: Água Limpa e Saneamento: um dos recursos que colocam Bonito em destaque são os cursos de água, com rios de águas transparentes e cachoeiras encantadoras. A preocupação de Silvia sobre o uso consciente da água nas atividades começou na lavagem de lençóis, toalhas e edredons e por isso, avaliou a opção mais rápida e que reduziria o consumo de água, além de incentivar o reuso junto aos hóspedes, também aposentou a lavanderia própria que era antiga e terceirizou o serviço para uma lavanderia parceira que tem máquinas com tecnologia para reduzir o consumo de água e energia elétrica – além é claro, utilizar produtos biodegradáveis.


Também foram substituídos os amenities de plástico por dispensers de sabonetes/shampoo biodegradáveis – bem como substituiu material de limpeza convencional por produtos que não agridem o meio ambiente.


A título de esclarecimento, o sistema de saneamento básico da cidade é gerido pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A. (Sanesul). Conforme as informações institucionais do órgão, Bonito é um dos primeiros municípios do Estado a ter o esgotamento sanitário universalizado. Dessa maneira, o esgoto doméstico dos imóveis é coletado e tratado, em todo perímetro urbano.


ODS 7 - Energia Limpa e Acessível: a eficiência energética deve estar no centro das atenções de diferentes negócios comerciais e nos serviços de hospedagem não é diferente. O hotel Paraíso das Águas já utiliza energia limpa desde 2019 e recentemente foi certificado com o Selo Solar, do Instituto Ideal, pela qualidade das instalações e funcionamento da energia fotovoltaica instalada no empreendimento. Lembrando que além de usar energia limpa e renovável, a empresa reduz a pegada de carbono, contribuindo na luta mundial contra as mudanças climáticas.


ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico: uma das metas da empresa sempre foi trabalhar em conjunto com os demais empresários locais, de modo a oferecerem aos viajantes uma experiência diferenciada aos turistas. E isso foi comprovado nas premiações sobre destino ecológico da cidade e as certificações e selo do hotel.


Contudo, trabalho decente e crescimento econômico, também significa oferecer salários dignos, capacitação aos colaboradores, aquisição alimentos produzidos na área rural da região e ainda, indicação de produtos e serviços de empreendedores vizinhos.


ODS 12 - Gestão de resíduos – Além de conquistar a certificação internacional Lixo Zero, o Paraíso das Águas adotou compras sustentáveis, incentiva o consumo sustentável e educação ambiental dos hóspedes. Isso é feito, com sugestões para não descartarem embalagens pet, que podem ser utilizadas no plantio de mudas ou na compostagem produzida com o resíduo orgânico gerado pela empresa.


“Não se trata apenas de crescer enquanto empresa, mas de se manter no mercado, como referência na oferta de serviços e excelência no atendimento. E as práticas sustentáveis colaboram com isso, ao exercitar a empatia com as necessidades do outro e se preocupar com o bem-estar do planeta”, reforça a empresária.


Fonte: Aline Oliveira

DRT 044/MS




10 visualizações0 comentário
bottom of page